quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Os 4 passoas na síntese de ácidos graxos

1) Condensação
Os grupos ativados acetil e malonil, que ja estão ligados à enzima, se condensam para formar um grupo acetoacetil-ACP, um grupo acetoacetil ligado à ACP da fosfopantoteína; essa reação é catalisada pela beta-acetil-ACP sintase, e há a produçao de uma molécula de CO2. O átomo de carbono presente nessa molécula de CO2 é o mesmo que foi originalmente introduzido no malonil-CoA a partir do HCO3- pela reação da acetil-CoA carboxilase. Assim, a ligação covalente do CO2 durante a biossíntese dos ácidos graxos é apenas transiente, sendo removida logo após cada unidade de dois carbonos ser inserida na cadeia. O acoplamento da condensação à descarboxilação do grupo malonil torna o processo global altamente exergônico.
acetil-ACP
___+____

malonil-ACP
CO2
Acetoacetil-ACP


2)Redução do grupo carbonila
O acetoacetil-ACP sofre redução do grupo carbonila no carbono 3 para formar D-beta-hidroxibutiril-ACP, reação que é catalisada pela beta-cetoacil-ACP redutase, com o NADPH como doador de elétrons.



D-beta-hidroxibutiril-ACP


3) Desidratação
Os elementos da água são removidos do cabono 2 e 3, com a beta-hidroxiacil-ACP desidrogenase como catalisadora, para liberar uma dupla ligação no produto.

crotonil-ACP


4) Redução da dupla ligação
A dupla ligação é reduzida para formar butiril-ACP pela ação da enoil-ACP redutase, e com o NADPH como doador de elétrons.

butiril-ACP

A produção do butiril completa um passo através do complexo da ácido graxo sintase. Para iniciar o próximo ciclo das quatro reações, que aumentará a cadeia em dois carbonos, outro grupo malonil é ligado no grupo SH desocupado da fosfopantoteína da ACP. A condensação ocorre à medida que o grupo butiril é unido a dois carbonos do grupo malonil-ACP e com a concomitante perda de CO2. Essas reações vão se repetindo até que se tenha o número de carbonos desejado.

Nenhum comentário: